domingo, 30 de janeiro de 2011

Instalando e configurando o SQL Server 2008 Express

Olá galera essa é minha primeira postagem no blog e vou começar descrevendo passo a passo como instalar o SQL Server 2008 Express a versão gratuita da Microsoft, que está disponível no site da Microsoft. Esta versão atende os requisitos do sistema Windows XP, Vista e 7 uma ótima opção pra quem quer estudar essa plataforma e ampliar seus conhecimentos.
Algumas observações devem ser feitas no momento de baixar o SQL Server 2008 Express que inclui as versões de 32 e de 64 bits tanto em Português PT como em ingles ENU.
SQLEXPR32_x86 é um pacote menor que pode ser usado para instalar somente em sistemas operacionais de 32 bits.
SQLEXPR_X86 é o mesmo produto, mas dá suporte à instalação em sistemas operacionais de 32 e de 64 bits (WoW).
SQLEXPR_X64 é um SQL Server 2008 nativo de 64 bits e dá suporte à instalação somente em sistemas operacionais de 64 bits. Não existe nenhuma outra diferença entre esses pacotes.
Alguns problemas podem ocorrer durante o processo de instalação do SQL Server 2008 Express. Problemas de compatibilidade de sistema operacional, por exemplo, o Windows Vista aceita normalmente a instalação do SQL Server 2008 Express, mas é necessário baixar e instalar o Microsoft .Net Framework 3.5 SP1 (ou superior), Windows Installer é o 4.5 (ou superior) e o Windows Power Shell 1.0.

Para quem tem o Windows 7 instalado as ferramentas necessárias são baixadas automaticamente com as atualizações, se o Windows UpDate estiver com a opção de baixar atualizações automaticamente.
Se você desejar o mesmo, ao realizar o download escolha a opção Microsoft
SQL Server 2008 Express with Tools (executável: SQLEXPRWT_X86_ENU.exe); o tamanho do executável é de aproximadamente 247 MB.

Para quem tem o Windows 7 instalado as ferramentas necessárias são baixadas automaticamente com as atualizações, se o Windows UpDate estiver com a opção de baixar atualizações automaticamente.
Se você desejar o mesmo, ao realizar o download escolha a opção Microsoft
SQL Server 2008 Express with Tools (executável: SQLEXPRWT_X86_ENU.exe); o tamanho do executável é de aproximadamente 247 MB.
Iniciando a rotina de instalação. Execute o arquivo SQLEXPRWT_X86_ENU.exe.
Observe que os pré-requisitos já instalados, será apresentada a tela principal conforme mostrado aqui :

Observe que a tela é dividida em duas partes. Clique no link das opções Planning e escolha a opção System Configuration Cheker.

Será feito uma verificação para indicar se falta algo para o andamento da instalação, se positivo clique em Ok e passe a diante e selecione o link Installation na opção “New SQL Server stand-alone installation or add features to an existing installation” para iniciar a instalação do Server 2008 Express.



Na tela do “Setup Suport Rules” o instalador executará uma verificação do sistema. Depois de concluído esta verificação a tela do SQL ficará semelhante à imagem da tela seguinte, para ver os detalhes dessa verificação clique no botão Show Details depois clique no botão OK.


A próxima tela ”Features Selection” selecione todos os recursos do SQL e clique em Next.Na tela Product Key" clique em Next, não é necessário a chave já que esta versão é free. Marque a opção: “I accept the license terms” e clique em Next. Quando esta etapa finalizar, você irá escolher o que deseja instalar. Marque somente a opção Database Engine Services. Essa opção instalará o engine do SQL Server Express.



O passo a seguir deverá escolher por uma instância padrão “Default Instance” ou uma instância nomeada “Named Instance”. Esta etapa irá definir o nome pelo qual seu servidor SQL irá responder. Concluindo clique em Next.


A seguir na tela "Server Configuration" deverá informar qual conta do Windows rodará os serviços do SQL Server. Na caixa Account Name indico escolher a conta AUTORIDADE NT\SYSTEM para o serviço do SQL e o padrão para o SQL Browser. Em casos onde seu SQL Server utilizar recursos de rede será importante utilizar uma conta de domínio.


Logo a seguir clique em Next onde deverá optar pelo modo de autenticação no SQL. As duas opções são:
Windows Authentication Mode – Nessa opção, apenas contas do Windows poderão autenticar no seu SQL.
Mixed Mode – Nessa opção, poderão autenticar tanto contas Windows e contas criadas posteriormente dentro do SQL.
A Mixed Mode é a mais utilizada (apesar de não ser a recomendada pela Microsoft).


Defina sua autenticação como Mixed Mode e em seguida uma senha para a conta system administrator (SA). Adcione tanbém uma conta Windows ao grupo de administradores do SQL. Você pode adicionar uma conta de administrador e também o usuário atual clicando no botão Add Current User.

Atribua uma senha forte neste campo pois o SA é o usuário master do seu SQL e não ESQUEÇA essa senha .
Se estiver em dúvida sobre o modo de autenticação que deve usar, fique tranqüilo, essa configuração pode ser alterada depois. Como estamos realizando uma instalação padrão, neste momento ignore as abas Data Directories e FILESTREAM. Clique em Next.

A próxima tela pergunta se você deseja enviar automaticamente relatórios de possíveis erros para a Microsoft. Faça sua escolha e clique em Next. Agora o instalador faz uma nova verificação para validar os parâmetros informados até aqui. Se estiver tudo ok, clique em Next.
Verifique o resumo da instalação e finalmente clique em Install. Agora é só aguardar a finalização da instalação.

Considerações: Se você realizar essa instalação numa maquina com Windows XP em português, ao final poderá encontrar o seguinte janela com erro na instalação:



Segundo a Microsoft isso não é efetivamente um erro. Isso ocorre quando tentamos instalar uma versão inglês do SQL Server (2005 ou 2008) num Windows XP SP3 não-inglês erro ocorre quando tentamos instalar uma versão inglês do SQL Server (2005 ou 2008) num Windows XP SP3 não-inglês.

Solução? Não existe uma propriamente dita até o momento, mas se ao verificar o arquivo de log da instalação do SQL Server (na busca do Windows procure por SQLSetup*MSXML6*) você encontrar uma mensagem como está: “MSXML 6.0 Parser — Installation completed successfully.”, você poderá ignorar este erro.

Para ler o artigo na integra, acesse este link: http://support.microsoft.com/kb/958897.

Bom proveito!

2 comentários: